AGENDE SUA CONSULTA
(37) 3332-7205
CATARATA

O QUE É A CATARATA?
A catarata é a opacificação do cristalino, que é uma lente natural, transparente, presente no olho. Os sintomas mais comuns da catarata são: embaçamento da visão, ofuscamento ou sensibilidade à luz, mudanças frequentes no grau de óculos, dupla visão em um olho, dificuldade na leitura, visão noturna dificultada e alteração na percepção de cores.
Ao contrário do que diz algumas crenças populares, a catarata não resulta do uso excessivo da visão, não é transmissível de um olho para outro e não é causa de cegueira irreversível.
O QUE CAUSA A CATARATA?
O tipo mais comum de catarata está relacionado com o processo de envelhecimento do olho. Outras causas de catarata são: Doenças sistêmicas (diabetes), traumatismo ocular (acidentes ou pancadas em região ocular), alguns medicamentos (corticóides - quando usados por longos períodos) e exposição aos raios ultravioleta sem proteção adequada.
COMO SE DETECTA A CATARATA?
Um cuidadoso exame feito por oftalmologista pode detectar a presença e extensão de uma catarata, assim como outras condições que estejam produzindo visão borrada ou desconforto. Pode haver outras causas da perda visual associadas à catarata, sobretudo relacionadas com a retina ou nervo óptico. É importante esclarecer que, caso tais problemas estejam presentes, pode não ocorrer uma recuperação completa da visão após a remoção da catarata.
COMO SE TRATA A CATARATA?
A única maneira de se tratar a catarata é por meio de uma cirurgia. Não há nenhum medicamento, suplemento dietético, exercício, ou dispositivo óptico comprovadamente capaz de prevenir ou curar a catarata. A proteção contra luz solar pode contribuir para prevenir ou retardar o seu desenvolvimento.
QUANDO DEVE SER FEITA A CIRURGIA?
A cirurgia da catarata deve ser considerada quando a diminuição de visão causada por ela prejudica as atividades normais do paciente. Não é verdade que as cataratas devem estar “maduras” antes de serem retiradas. A cirurgia de catarata deve ser feita quando as necessidades visuais a exigirem.
O QUE DEVO ESPERAR DA CIRURGIA DE CATARATA?
Durante a cirurgia, geralmente realizada com anestesia local, retira-se a lente opacificada do olho, que é substituída por uma lente artificial intraocular. A cirurgia de catarata é um procedimento com alto índice de sucesso e, na grande maioria dos casos, o resultado é a recuperação completa da visão. Centenas de milhares de pessoas submetem-se à cirurgia de catarata todos os anos no Brasil, a grande maioria sem complicações.
A CIRURGIA DE CATARATA IRÁ ME TORNAR
INDEPENDENTE DOS ÓCULOS?
Atualmente, há diversos modelos de lente intraocular que permitem a independência dos óculos, mas o oftalmologista irá avaliar cada caso de forma individualizada, levando em conta importantes variáveis para a correta indicação da lente intraocular ideal.
Catarata tem cura e a cirurgia precoce pode oferecer muito mais do que satisfação visual. É qualidade de vida pelo prazer em ver o mundo mais nítido e colorido.
Agende sua avaliação com o especialista no Instituto de Olhos de Oliveira!


